igh" allowscriptaccess="samedomain Reflexões Presentes: Por que duvidar de Jesus e Seus apóstolos?

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Por que duvidar de Jesus e Seus apóstolos?


Muito se tem discutido sobre quem é Jesus.

Vamos então analisar alguns eventos bíblicos sobre essa questão para tirarmos a conclusão da palavra de Deus e não da palavra dos homens.

"Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai que é Deus." João 8:41

Os Judeus estão discutindo com Cristo, e ao Cristo questionar as atitudes deles no tocante as suas obras, que não procede de Abraão, do qual eles dizem ser descendentes, eles afirmam que tem um pai que é Deus.

A pergunta é: Quem era esse pai, a quem os Judeus afirmavam ser Deus?

O mundo inteiro sabe que o povo Judeu crê e adora desde muitos séculos, uma única pessoa, um único ser pessoal, a quem eles chamavam de Pai e de Deus. Mas para termos certeza a quem eles estão se referindo, continuemos a leitura.

"Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso Pai, certamente, me havieis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas Ele me enviou." João 8:42

Estão, Jesus e os Judeus falando da mesma pessoa? Com certeza que sim. Cristo, os está repreendendo, porque as atitudes deles não correspondem com o ensino do Deus a quem eles chamam de Pai. E no verso 44, Jesus diz algo muito duro. Ele fala que o Pai deles era o diabo, pela forma de agir deles.

Vamos agora ao verso mais interessante deste relato.""És maior do que Abraão, o nosso pai que morreu? Também os profetas morreram. Quem pois te fazes ser? Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. Entretanto, vós não O tendes conhecido; eu porém O conheço. Se eu disser que não O conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu O conheço e guardo a sua palavra." João 8:53-55

Apesar das suas atitudes erradas, o povo Judeu cria que o ser a quem chamavam de Pai, era Deus. E Jesus afirma que esse Deus era seu Pai, e não ele próprio como querem os trinitarianos.

Analisemos outro diálogo de Cristo com os Judeus: "Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, e vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu-lhe Jesus: O principal é: Ouve ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor." Marcos 12:28,28

Jesus está aqui repetindo o verso de Deut. 6:4. O verso que caracteriza a posição do povo de Deus, como um povo que crê e adora ao único Deus verdadeiro, que originalmente o texto seria assim:"Ouve ó Israel YHVH(o nome de Deus) nosso Deus é um." O que retrata claramente a crença no Deus único, pelo povo Judeu, ensinada no passado, e repetida por Jesus nessa e em outras passagens. Continuemos: "Amarás pois o Senhor, teu Deus.....O segundo é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Disse-lhe o escriba: Muito bem Mestre, e com verdade disseste que Ele é o único e além dele não há outro." Marcos12:30-32 Pela resposta do escriba, fica claro a posição de cristo com relação a quem era Deus para Ele mesmo. Jesus citou uma crença antiga dos Judeus baseada em Deut. 6:4, e o escriba concordou plenamente com a resposta de Cristo, dizendo: "Com verdade disseste que Ele é o único e que não outro além dele". Percebam que o homem era escriba, um estudioso das escrituras daqueles tempos. No verso 34, Jesus afirma e diz ao escriba: Vendo Jesus que o escriba havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não está longe do reino de Deus... Esse diálogo de Cristo com o escriba mostra claramente que eles concordavam plenamente que Deus era um só, e que além dele não há outro. Em todo o evangelho Jesus sempre concordou com a crença do povo Judeu no tocante a quem era na verdade Deus. E em uma de suas orações ele disse: ..."Pai é chegada a hora; glorifica o teu Filho, para que o Filho te glorifique a Ti.... E a vida eterna é esta: Que te conheçam a Ti, só, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste." João 17:1-3

Para os incrédulos que duvidam de Cristo, aqui vai um conselho do apóstolo João: "Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permaneça nele e ele em Deus." I João 4:15

"Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que ser Jesus o Filho de Deus." I João 5:5

"Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho" II João 1:9

Ps. Se assim o apóstolo cria, devemos nós também crê. Ir além disso é ir de encontro ao que Cristo ensinou.

Nenhum comentário: