igh" allowscriptaccess="samedomain Reflexões Presentes: Cristo, o primogênito - Cristo, o unigênito

sábado, 26 de dezembro de 2009

Cristo, o primogênito - Cristo, o unigênito

Olá amados, eu tinha pensado em colocar aqui minhas observações sobre meus "estudos", mas achei um site muito bom que define muito bem o que eu entendo por Primogênito e Unigênito (criação e geração) de Deus. É um pouco extenso, mas muito esclarecedor!

Colossenses 1:15-18 e João 1:18

CRISTO – O PRIMOGÊNITO

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.Porque nele foram criadas todas {as coisas} que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

E ele é antes de todas {as coisas,} e todas {as coisas} subsistem por ele.

E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio {e} o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Observamos que se chama Cristo de “O Primogênito de toda a criação” e “dentre os mortos”. Não obstante, devemos nos perguntar que significado tem a palavra PRIMOGÊNITO no caso de Jesus.

Se a palavra Primogênito significa apenas a precedência no tempo, e se "criação", é a criação original de Gênesis 1, então temos o caso da preexistência pessoal de Cristo. Os arianos e Atanasianos teriam que estar certos em suas afirmações de que Cristo existiu como uma pessoa antes de seu nascimento e que essa pessoa, de fato, abandonou o seu modo de existência anterior para se tornar um ser humano. Isto, precisamente, é o que todos os pareceres da preexistência pessoal devem encontrar nos textos de Filipenses e Colossenses 1 e 2.

O que estamos questionando aqui é se vários termos cruciais, dizem no seu contexto e na Escritura como um todo, o que popularmente são interpretados para dizer!

Muitos crêem que Cristo é o primeiro no tempo a ser criado e ressuscitado, porém isso não é verdade. Por exemplo: Se Jesus foi o primeiro a ressuscitar dos mortos, então Lázaro não morreu e nem foi ressuscitado por Jesus. Lázaro e a filha de Jairo ressuscitaram antes de Jesus. Será então que a palavra primogênito tem outro significado?

Primogênito vem do grego – PROTOTOKOS, nunca significou exclusivamente “primeiro em nascer”, senão que em virtude dos privilégios da primogenitura passou a designar uma pessoa eminente, dotada, respeitável, digna de especial atenção; E isso desde o Antigo Testamento.

É necessário neste momento ponderar se Paulo usa a palavra “criação”aqui em referência à criação original de Gênesis 1, ou se ele pode ter em mente o que pode ser chamado de “nova criação”. Paulo passa a definir esta criação, englobando todas as coisas “no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele”.

Certamente, foi o próprio Cristo que descreveu a criação original como trabalho de Deus. (Confira Marcos 13:19;. Heb. 4:4, onde Deus e não Jesus descansou da obra da criação) - O que sugere que Cristo não se vê como criador do “todas as coisas” mencionadas em Gênesis 1:31. Paulo na verdade, parece dar uma descrição exata do que ele quer dizer com “todas as coisas” criadas: Tronos, poderes, governantes, autoridades. Se isto é o que significa, então devemos perguntar em que sentido Cristo pode ser chamado o criador de tais coisas.

Pouco antes de sua ascensão, Cristo disse que “toda a autoridade no céu e na terra” já tinha sido dada a ele (Mt 28:18). E com tal autoridade ele designou os seus apóstolos para irem a todo o mundo e fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes todos os seus mandamentos.

Moisés havia predito que o Messias seria um profeta como ele próprio e cuja palavra teria força de lei, exigindo obediência (Deuteronômio 18:15, 18, 19, Atos 3:22, 23). Mas que autoridade é esta?

Paulo diz que quando Cristo foi ressuscitado dentre os mortos e foi posto à mão direita de Deus nos lugares celestiais, sua nova posição o levou a um estado muito acima de todo principado e autoridade, poder e domínio, e todos os títulos que podem ser dados, não apenas na era atual, mas também na era vindoura (Efésios 1:21). Não só isso, mas Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés (v. 22).

Colossenses 1:17 repete isso, dizendo que “nele tudo subsiste”.

Col. 2:10 descreve-o como “a cabeça de todo poder e autoridade”.

Deus recompensou a obediência de Jesus até a morte, exaltando-lhe e dando-lhe o nome que está acima de todo nome.

Em nome de Jesus todo joelho é obrigado a se curvar, no céu e na terra e debaixo da terra, e toda língua a confessar que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Filipenses 2:8-11).

Estas atribuições de autoridade suprema a Cristo, em Deus, sugerem que quando Cristo veio para ser assentado à direita de Deus, ele - por sua vez - criou, ou tem criado, um novo sistema de regências entre os seres angelicais, bem como preparou um lugar de honra e serviço dentro da casa do Pai para todos os seus fiéis, tanto nesta era e na era por vir (João 14:2,3). É esta nova criação que o presente escritor entende que devam ser objeto de Colossenses 1:15-17. Se essa visão estiver correta, a preexistência literal de Cristo não é de todo o objeto do nosso texto, ao contrário da interpretação popular!

EXEMPLOS DE PRIMOGÊNITOS NA BÍBLIA

Êxodo 4:22 - Então, dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: “Israel {é} meu filho, meu primogênito”.

Apesar de que Esaú já houvesse nascido antes de Jacó (Israel), Deus considera a este seu primogênito, ou seja, Israel se converteu num filho predileto.

Jeremias 31:9 - Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim {é} o meu primogênito.

Manassés seu irmão nasceu primeiro que ele e não obstante Deus considera Efraim como seu primogênito. Em que sentido era Efraim o primogênito?

A resposta está em Jeremias 31:20: Não é Efraim para mim um filho precioso, uma criança das minhas delícias? Porque, depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso, se comove por ele o meu coração; deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR.

Ou seja, Efraim é o filho predileto, o preferido entre os demais.

Salmos 89:20,27 - Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi; Também por isso lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei mais elevado do que os reis da terra.

Nós que somos estudantes da bíblia sabemos que David foi o último de 8 irmãos, os filhos de Jessé. Igualmente podemos descobrir que José foi considerado primogênito, ainda que era o 11º filho. (1 Cronicas 5:12).

O PRIMOGÊNITO GOZAVA DO SEGUINTE:

1 – O direito do Senhorio, semelhante ao do Pai, sobre o restante dos seus irmãos.

(Gen. 25:23 / 27:29).

2 – Tinha o privilégio do sacerdócio. (Num. 3:12,13 / 8:18).

3 – O primogênito era o herdeiro preferencial, com uma parte maior que os demais. (Deut. 21:17).

Podemos concluir que O Cristo primogênito não significa necessariamente que Ele foi o primeiro Filho de Deus, senão aquele que tem todos os privilégios de um filho maior. Assim, ao ler Colossenses 1:18, Paulo tem razão ao dizer: para que em tudo tenha a preeminência.

A forma grega de Colossenses 1:15 – PROTOTOKOS PÁSES KTISEOS – pode significar “O Senhor de toda a criação espiritual (a igreja, o reino vindouro, novos céus e nova terra, etc.)”.

Efesios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

PRIMOGÊNITOS ENTRE MUITOS IRMÃOS

Em Romanos 8:29 Jesus diz o seguinte: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Aqui sem dúvida, se está referindo a Jesus como aquele que tem a primazia ou o Senhorio entre muitos irmãos. Não se faz referência ao fator tempo senão ao fator posição ou autoridade.

A CONGREGAÇÃO DOS PRIMOGÊNITOS

Em Hebreus 12:23 diz: A universal assembléia e igreja dos primogênitos,que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

Vemos que há uma congregação de primogênitos seguramente fazendo referência à mesma igreja que Cristo salvou e que os fez aceitos e preferidos para Deus, O Pai. Sim, cada crente se constitui num primogênito e em conseqüência é merecedor dos privilégios de um filho adotivo de Deus.

TODA A CRIATURA SE PROSTRA DIANTE DE DEUS E DE JESUS CRISTO

Em Apocalipse 5:13 diz assim: “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre”.

Nesta passagem encontramos algo muito sugestivo: Diz-se que TODA A CRIATURA (CRIAÇÃO) que há no céu, terra, mar e debaixo da terra, dá louvor (ações de graças), glória e honra a Deus e ao Cordeiro Jesus Cristo. Ora, se Cristo é uma criatura (criação), então realmente nem toda a criatura está louvando a Deus, todos menos Cristo, pois Ele (Cristo) não está louvando, mas recebendo o louvor junto com o Pai.

Se isto está correto, então Apocalipse 3:14 - O princípio da criação de Deus (ho arché tes ktiseos tou theou), que alude a Cristo, não deve ser tomado tão literalmente. Em que sentido então, Cristo é o princípio da criação de Deus?

Alguns sugerem que Cristo é o primeiro ser criado por Deus. Os testemunhas de Jeová dizem que o texto deve verter-se como – O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO “POR” DEUS (e não “DE” Deus). Esta variante faria de Cristo uma criatura de Deus. Porém isto é impossível, pois o artigoTOU, que na forma genitiva como está, equivale a DE. Se fosse (criação POR Deus), deveria aparecer necessariamente a preposição YPO, o que de fato não aparece no texto grego.

ARCHE pode ser corretamente vertido por ORIGEM, PRINCÍPIO. Então teríamos o texto assim: A ORIGEM DA CRIAÇÃO DE DEUS.

Pergunto, porém, a que criação se refere Paulo? Ao nosso planeta terra, ao cosmos e a toda forma de vida?

A bíblia nos informa que SÓ YAHVEH CRIOU O COSMOS e deu origem à vida em todas as suas formas. Isto está claramente revelado em Isaías 44:24, que diz: Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que “sozinho” estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo.

Aqui há um personagem que SOZINHO e sem a ajuda de ninguém criou tudo. Seu nome é YAHVEH, O Redentor. Porém O Yahveh do Antigo Testamento é o Jesus Cristo do Novo Testamento? Os Salmos 110:1 negam veementemente esta possibilidade.

Então permanece a interrogação: Como Jesus pode ser O PRINCÍPIO E O ORIGINADOR DA CRIAÇÃO DE DEUS? A resposta é que há duas criações: A PRIMEIRA É A MATERIAL; A SEGUNDA É A ESPIRITUAL.

Jesus é o originador da criação espiritual de Deus. Ele fará “novas criaturas”, “novos céus e nova terra onde morará a justiça”. (2 Pedro 3:13,14).

ANTES DE TUDO

O versículo 17 declara que Cristo é “antes de todas as coisas” – (Gr. Pro Panton).

Esta frase tem sido utilizada como prova de sua preexistência pessoal. Mas é preciso ter cuidado para perceber que aqui o verbo está no presente do indicativo – “É” – e não “FOI”! Paulo não nos diz que Cristo “FOI” antes de tudo, seria a prova de preexistência.

Mas o que quer dizer “antes”? A palavra grega usada aqui - PRO - tem três usos comuns:

1 - ANTES, no sentido de colocar = “na frente”;

2 - ANTES, no sentido de tempo = “antes”;

3 - ANTES, no sentido de superioridade, posto , vantagem.

O último uso é visto em 1 Pedro 4:8 - Pro Panton, “antes de todas as coisas” ou “acima de tudo” = “mais importante de todos”. Aqui, PRO não tem nada a ver com o tempo ou lugar, mas sublinha O amor cristão que é proeminente acima de todas as outras virtudes.

Tiago 5:12 é um outro exemplo do uso do mesmo e da frase pro Panton.

Dizer, portanto, que Cristo é pró panton, é dizer que ele é, abaixo de Deus, o preeminente. Um deles, o mais importante!

Isto é sublinhado pela última declaração do verso seguinte, descrevendo-o como tendo, em tudo a preeminência, “a supremacia”, “o primeiro lugar”. Para enfatizar ainda mais esta proeminência, Paulo acrescenta o pronome pessoal “autos” à “proteuo” - verbo, o que significa que Ele, o próprio Cristo, está sendo colocado no primeiro lugar do universo todo de Deus!

Isto relembra o que Faraó fez a José , o exaltou ao primeiro lugar no Egito. Ele lhe disse: Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu... Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito... E disse Faraó a José: Eu {sou} Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. (Gn 41:40, 41, 44).

Este é o tipo de preeminência e regência que Deus concedeu a seu filho - para estar sobre todos os outros seres - tipificado apenas vagamente pela história da própria exaltação de José.

Paulo acrescenta o superlativo para declarar que em Cristo “tudo subsiste”. O verbo grego sunistemi é traduzido como “segurar juntos” - São dadas várias definições pelos lexicógrafos. Uma definição é sugestiva: “coerentes”.

Todas as coisas são coerentes em Cristo e proporcionam um sentido coerente para o universo. Ele é a razão de tudo isso, porque ele é somente O Filho de Deus, a imagem perfeita do Pai! Outra definição é “de ter um lugar apropriado”. Todas as coisas no universo têm seu lugar próprio, concebido pelo Criador, YHWH e estão em perfeito relacionamento e harmonia com "o Filho a quem Deus ama" (v. 13).

A liderança de Cristo sobre a igreja é um tema freqüente nos escritos de Paulo. O versículo 18 declara que Ele lidera e passa a chamá-lo de Arche, "início" (KJV, NIV, NVI). Essa palavra também significa "governante, de autoridade."

Ela dá maior ênfase ao tema de Paulo da preeminência de Cristo e a autoridade suprema em Deus. No que se refere à autoridade atribuída, todas as coisas começam e terminam em Cristo. Como o início da nova criação, ele é o "primogênito dentre os mortos", o primeiro ser humano a subir imortal da sepultura e tornar-se, assim, um participante "da natureza divina" (2 Pedro 1:4). Como prototokos ele é também “primeiro ressurreto” dentre os mortos, porque ele, por sua vez é o Príncipe da Vida, cuja voz irá despertar e suscitar os mortos que dormiram em seus túmulos (João 5:21-29; 3:15 ). E é pela ressurreição dos mortos que ele atinge a sua posição suprema (v. 18: "para que").

CRISTO, O UNIGÊNITO

João 1:18 diz: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

Aqui há uma citação que indica que Cristo é o único filho gerado, ou nascido de Deus, não criado. Ou seja, Cristo saiu de Deus e no ventre de Maria se desenvolve como homem completo como quaisquer de nós fomos formados em nossas progenitoras.

Cristo foi gerado por seu Pai e não por algum homem mortal. Algo de Deus O Pai se formou em Maria e deu como fruto O FILHO DE DEUS (Lucas 1:35).

A palavra UNIGENITO (Gr. Monogenes) pode ter um significado mais profundo como tem a palavra PRIMOGENITO (Gr. Prototokos). Por exemplo, em Hebreus 11:17 se diz que Isaque foi o unigenito (Gr. Monogenes) de Abraão. Não obstante já vimos que Abraão teve antes um filho com a escrava Hagar, e posteriormente 8 filhos com Quetura (Gen. 25:1,2).

Lembre-se que Deus disse a Abraão que despedisse a seu filho Ismael e sua mãe Hagar, porque o filho da escrava não herdaria, senão Isaque, o legítimo filho de Sara (Gênesis 21:10). Para Deus, só Isaque era o filho de Abraão, seu único filho (unigênito). Além disso, Isaque em certo momento representa Jesus e Abraão, Deus. Assim como Isaque era o unigênito, igualmente Cristo, ainda que Deus tenha outros filhos (Hebreus 2:10; Romanos 8:14-17; Mateus 5:9).

Os anjos são filhos de Deus (Gen. 6:2) e também os cristãos (1 João 3:2), porém o Unigênito é só Cristo. Por que? Porque assim como Isaque foi o herdeiro de Abraão, Cristo também é o herdeiro de Deus, Seu Pai.(Hebreus 1:2).

De modo que UNIGÊNITO significa – ÚNICO, SINGULAR, ESPECIAL, SÓ, UM, DE UMA ESPÉCIE, RAÇA OU CLASSE ( Léxico Grego de Liddel & Scott, tomo 2, pág. 1144 – Leia também o vocabulário do Novo Testamento de Moulton e Milligan, pág. 416).

Assim como Isaque foi chamado Unigênito, não porque ele era o único filho, nem por ser o maior, senão por ser o filho predileto, o filho da promessa, o herdeiro de seu pai, igualmente se dá com Jesus, O Unigênito Filho de Deus.

Fonte: http://www.adventistas-bereanos.com.br/

5 comentários:

MARCELO VALLE disse...

Olá Marla, paz seja contigo.

Fiquei feliz em saber que este artigo esclareceu a você e espero que a questão da chamada "preexistencia" de Jesus, possa ser entendida claramente pelos irmãos bereanos. Há mais dois artigos que junto a este, foram postados no site adventistas-bereanos e um artigo sobre o logos e o Anjo do Senhor no blog dos bereanos da pb, que escrevi para tentar, humildemente esclarecer aos nobres irmãos que defender uma preexistencia literal de Jesus antes de vir a esta terra, é na verdade defender a trindade, modificando apenas alguns termos.
Leia por favor os artigos sobre a preexistencia no site advntistas bereanos.

Saudações bereanas
Marcelo Valle. marceloalexandrevalle@yahoo.com.br

Anônimo disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Deus Vivo, e façamos jus ao poder do saber que o Nosso Senhor traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

Apóstolo TDS disse...

Irmã, nos três dias e meio a que o Senhor esteve na morte ele não poderia ir a lugar algum, irmã. Não poderia fazer nada uma vez que estava morto, irmão. Morte é o contrário da vida, irmã.

pedro diz que o Senhor foi pregar aos espíritos em prisão logo após a Sua ressurreição, irmã. Sim, Jesus, ao ser ressuscitado em espírito (porque sua carne ele 'deu uma vez para sempre') foi pregar aos 'espíritos em prisão'.

Quem são estes 'espíritos'?

Não são espíritos de homens, irmão. Nós não temos uma coisa dentre de nós, uma alma ou espírito que sai consciente por ai ou que não é destruido.

jesus pregou aos anjos, irmã. Sim, aos anjos que, nos dias que antecederam aos dilúviu, estiveram comentendo pecados de fornicação, irmã (Gênesis 6:1-10).

Estes anjos, irmã, ao pecarem assim, foram punidos com uma 'prisão' por Deus e aguardam o julgamento Dele para serem condenados ou absolvidos, irmão.

Haverá alguns que serão perdoados? Isso muito depende se aceitarão, como nós também, as boas novas de salvação pregadas pelo Senhor Jesus, irmão.

Boas novas aos anjos? Isso poderia ser real? Veja irmã, minha postagem sobre esta questão importante:

http://estudopessoal.blogspot.com/2011/01/boas-novas-aos-anjos-pecadores.html

Wandrey

Arnaldo Ribeiro disse...

DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

Arnaldo Ribeiro disse...

FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS: O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. (1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.