igh" allowscriptaccess="samedomain Reflexões Presentes: setembro 2009

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Buscai em primeiro lugar o Reino

Os cristãos não deveriam ficar perambulando sem objetivo no planeta Terra, pois Jesus nos disse de maneira muito clara o que deveríamos estar fazendo com as nossas vidas. Gary DeMar nos diz o porquê isso é tão importante ao declarar o seguinte, Quando Jesus nos diz para buscarmos em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça (Mt. 6:33), Ele nos lembra que cada empreendimento terreno deveria ser considerado uma atividade do reino, quer na família, igreja, negócio ou política. Somos embaixadores de Deus, representando o nosso Rei em Seu reino (2Co. 5:20)1

Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça, e Ele nos fornecerá o restante. O problema surge quando, como acontece com inúmeros cristãos modernos, confundimos a natureza e o tempo do Reino. Como buscaremos o que não entendemos? Quando virá esse Reino? Onde está esse Reino? O que é o Reino? Nos próximos artigos tentarei dar uma análise geral do que a Bíblia realmente diz sobre o Reino. Encorajo você a deixar suas noções pré-concebidas de lado e olhar para a Escritura com uma mente nova e aberta. É minha esperança e oração que entenderemos verdadeiramente o Reino de Deus, de forma que possamos buscá-lo em primeiro lugar, como o principal objetivo do nosso viver diário. Nesse artigo considerarei o tempo do Reino.

Quando virá o Reino?

Os especialistas em profecia dos nossos dias alegam que o Reino é uma realidade futura, precedida por uma tribulação de sete anos e inaugurada pelo retorno físico e corporal de Cristo. Proponho que há apenas um Reino de Deus e que ele está aqui e agora. Comecemos com o Antigo Testamento para fundamentar o meu caso.

No livro de Daniel, temos uma figura vívida do tempo, poder e escopo do Reino de Cristo. Daniel 2 nos fala sobre o sonho que o Rei Nabucodonosor teve da grande imagem feita de ouro, prata, bronze, ferro e barro. Daniel interpreta a imagem como representando quatro reinos que governariam sobre a Terra: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma. Incidentalmente, essa passagem não ensina que haverá um segundo ou “revivido” império Romano no futuro.

A pedra que esmaga a imagem nos versículos 34-35 representa o Reino de Cristo. Em Dn. 2:44, Daniel declara que nos dias do quarto reino (Roma), “o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre”. Centenas de anos após Daniel fazer essa profecia impressionante, João o Batista aparece em cena durante o império Romano e chama o povo, dizendo: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt. 3:2). Sem dúvida, Jesus também ensinou que Seu reino estava para ser inaugurado. Em Mateus 4:17, Jesus também declara: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. Em Mateus 12:28, Jesus afirma: “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus”.

Quando Cristo ascendeu à mão direita do Pai, ele subiu formalmente ao trono do Seu Reino (atos 2:33-36; Hebreus 1). Desde aquele tempo, Jesus tem estado reinando sobre o seu Reino. Primeira aos Coríntios 15:25-26 declara: “Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte”. Jesus, nosso Rei vitorioso, está no processo de conquistar os Seus inimigos sobre a Terra.

Observe o que Jesus diz sobre a expansão do Seu Reino em Mateus 13:31-33: “O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; o qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado”. O profeta Isaías declarou, “do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino…” (Isaías 9:7).

Temos visto o que a Bíblia nos ensina claramente sobre o tempo do Reino. O Reino de Deus está aqui e está crescendo!

1 The Kingdom Has Come, Gary DeMar. American Vision 11 de abril de 2007.
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Fonte: www.americanvision.org

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Orações

Galera, quando tiverem uma folguinha, orem por minha tia Mariselma. Ela está muito doente. Tá com uma hérnia de disco estourada, quase ficando paralítica, teve vários tumores no corpo, fez quimioterapia, agora vai para a radioterapia. Conto as orações, pois "a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5:15-16)